(31) 3287-2859 - Whatsapp (31) 99811-9497 / (31) 99128-9497 / alpha@alphatradu.com.br

Como conseguir a cidadania italiana?

Como conseguir a cidadania italiana? ( Na foto tem um mapa da Europa com uma tachinha destacando a Itália)

Por:alphatradu
Sem categoria

09

out 2020

Saiba tudo sobre como conseguir este documento tão sonhado por inúmeros brasileiros

Devido à imigração italiana no Brasil no início do século XX, hoje, boa parte da população brasileira é descendente de italianos e, por este motivo, lhes é conferido o direito à cidadania. No entanto, nem todos sabem como é possível obtê-lo.

Somente no ano de 2018, 265 mil brasileiros solicitaram a cidadania italiana, o que torna o processo, além de burocrático, bastante demorado. No entanto, quem já obteve o documento garante que esse é um esforço que vale a pena, já que, com ele, é possível transitar livremente pelos países pertencentes à União Europeia, bem como viver, trabalhar e estudar em qualquer um deles.

Quem tem o direito à cidadania italiana?

Como, então, conseguir este tão desejado documento? Para tal, o requerente precisa, antes de qualquer coisa, verificar se possui vínculo sanguíneo com ascendentes italianos. Pessoas com até a terceira geração de antepassados nascidos na Itália podem conseguir esse direito mais facilmente.

Entretanto, se o ancestral for mais antigo, pode haver algumas limitações, mas nada que impeça a garantia do direito em definitivo, a não ser que este antepassado tenha nascido antes da fundação do Reino da Itália, 1861.

Além do Jus Sanguinis, como é chamado, em Latim, o direito de sangue, mulheres que tenham sido casadas até o final de abril de 1987 com cidadãos italianos também podem conseguir obter a cidadania.

Quais são os documentos necessários?

Existe uma série de documentos que são necessários para obter a cidadania italiana. Estes têm a função de comprovar que o solicitante é descendente de italianos. São eles:

  • Certidões de nascimento de todos os antepassados até o solicitante – o mesmo é válido para os itens a seguir;
  • Certidões de casamento;
  • Certidões de óbito;
  • Certidões de naturalização;
  • Documento de identidade do solicitante.

Para realizar o pedido de reconhecimento da cidadania, é necessário preencher um formulário disponibilizado pelo Consulado Italiano em São Paulo. Este deve ser impresso, completado e assinado pelo solicitante.

Além disso, para dar entrada ao processo, outra ficha cadastral deve ser preenchida pelo requerente, contendo todos os seus dados pessoais.

Vale lembrar que os documentos entregues ao consulado devem ser traduzidos por um tradutor juramentado a fim de que tenham validade diante da União do Estado italiano.

A parte mais trabalhosa de todo o processo de solicitação e obtenção da cidadania italiana é a busca pelos documentos dos familiares nascidos em território italiano. Isso porque, pelo fato de, provavelmente, terem vindo ao Brasil há muito tempo, e em épocas extremas, como no período das grandes Guerras Mundiais, por exemplo, muitos deles acabaram se perdendo.

No entanto, graças à Internet, é possível acessar arquivos públicos para encontrar esses documentos de maneira um pouco mais simples. Geralmente, empresas especializadas em cidadania italiana, que já têm o contato com consulados e embaixadas, podem tornar o processo mais fácil, oferecendo o suporte necessário para encontrar as documentações.

Como dar entrada ao processo?

Após reunir e traduzir todos os documentos solicitados e preencher os dois formulários de cadastro, o candidato à cidadania italiana deve enviar todos esses papeis pelos Correios e, então, efetuar o pagamento da taxa de entrega da ficha, que é de, aproximadamente, € 300 (cerca de R$ 1974, na cotação atual).

Depois que a documentação for entregue ao Consulado e deferida, é o momento de fazer, de fato, a solicitação da cidadania italiana. Vale lembrar que o valor da taxa do formulário não será devolvido caso o requerimento não seja aprovado.

Benefícios de conseguir a cidadania italiana

Como já mencionamos, todo o esforço para obter a cidadania italiana é recompensado pelos inúmeros benefícios de possuí-la. Como este documento, o cidadão tem o direito de:

  • Circular livremente por todos os países pertencentes à União Europeia;
  • Trabalhar em qualquer um desses países;
  • Cursar universidades e participar de cursos dos mais diversos níveis.

Alpha Traduções é especializada em tradução juramentada

A tradução juramentada é um serviço essencial para indivíduos que estejam em vias de obter a cidadania italiana. É imprescindível que os documentos a serem entregues no Consulado Italiano sejam traduzidos para este idioma por um tradutor público.

Este serviço consiste em uma tradução de documentos realizada por um tradutor público, um profissional formado e especializado em tradução juramentada. Sem que a tradução seja feita exatamente desta maneira, os documentos não terão validade alguma diante do governo do país.

A Alpha Traduções é uma empresa que possui rica bagagem na elaboração de traduções juramentadas de documentos oficiais.

Além desse serviço, a Alpha também oferece diversas outras modalidades de tradução, como a livre, a revisão de textos, tradução técnica, transcrição de áudio e vídeo, entre outros.

Se o seu sonho é tornar-se um cidadão italiano por meio da conquista da cidadania, procure pelos serviços da Alpha Traduções!


Compartilhe:

Rua Professor Morais, 562 / Loja 02. Savassi – CEP: 30.150-370

(31) 3287-2859

alpha@alphatradu.com.br