(31) 3287-2859 - Whatsapp (31) 99811-9497 / (31) 99128-9497 / alpha@alphatradu.com.br

COMO SOLICITAR CIDADANIA ALEMÃ?

como solicitar cidadania alemã

Por:alphatradu
Sem categoria

07

out 2021

A cidadania alemã permite que você circule livremente por todos os países que compõem a União Europeia.  Além disso, te proporciona todos os direitos de quem nasceu no país ou em outra nação do bloco.

Ou seja: você pode residir, trabalhar e estudar em qualquer colégio ou universidade europeia.   

Mas como solicitar a cidadania alemã? Deseja saber mais sobre o assunto? Confira este texto e se informe sobre todos os critérios para obter esse documento.

O que é a cidadania alemã?

A cidadania alemã consiste em um certificado que te oferece o direito de ser um cidadão daquele país. É importante frisar, porém, que com esse documento em mãos você terá dupla nacionalidade. De forma resumida, será considerado brasileiro e também Alemão.

Ao adquirir esse documento, terá os mesmos direitos garantidos às pessoas que residem na Alemanha. Ou seja: poderá transitar entre todos os locais do país ou de nações que compõem o bloco na União Europeia, morar, trabalhar, abrir o seu próprio negócio e estudar.

Será que você tem direito ao documento?

Para ter direito à cidadania alemã, você precisa atender a algum dos critérios estabelecidos pelas autoridades do país. Do mesmo modo quem em outras nações da União Europeia, para fazer o pedido desse documento, é necessário:

  • Possuir ancestralidade alemã;
  • Ter nascido na Alemanha;
  • Ser adotado ou adotada por uma família alemã;
  • Ser casado ou casada com uma pessoa do país.

Além disso, você pode solicitar o documento por conta do tempo de residência na Alemanha. Para isso, no entanto, precisa residir no país há mais de oito anos. 

Cidadania por ancestralidade

Seus dois pais são alemães? Apenas sua mãe é alemã? Ou: eles são casados, e um deles nasceu na Alemanha? Se a resposta for sim para alguma das duas perguntas, você pode fazer o pedido do documento sem a exigência de outros requisitos.

No entanto, se seus pais não forem casados e apenas o seu pai for alemão, é necessário que ele tenha te reconhecido como filho legítimo antes de completar 23 anos de idade.

Em relação à linhagem, as questões referentes à nacionalidade são um pouco mais complexas e envolvem diversos fatores. Por esse motivo, é importante buscar informações concretas em alguma embaixada alemã no país.

Se a linhagem direta da sua família for composta por homens, porém, as chances são um pouco mais fáceis, desde que esses membros (bisavôs, avô, pai) tenham se casado no regime civil antes do nascimento dos filhos. Já o processo para linhagem de mulheres é mais burocrático.

Cidadania por casamento

Uma forma de solicitar a cidadania alemã é por meio do casamento. Mas para isso você precisa estar casado ou casada com alguém do país, residir há três anos na Alemanha e possuir certificado do idioma alemão. O mínimo exigido é o B1.

É importante frisar que não é possível fazer o pedido da cidadania mediante apresentação do documento de união estável.

Cidadania por tempo de residência

Você também pode solicitar a cidadania alemã por período de permanência no país. Entretanto, é necessário que resida na Alemanha há oito anos, ser fluente no idioma alemão e estar empregado no país.

Além do mais, será necessário realizar um teste com questões referentes ao país e cultura local.

Como solicitar a cidadania alemã?

A cidadania alemã é expedida pela Bundesverwaltungsamt – BVA (Agência Federal de Administração). Para solicitar o Certificado de Nacionalidade Alemã, você precisa responder o questionário e enviar o documento para a Representação da República Federal da Alemanha da sua jurisdição (via e-mail).

Além do formulário, deve submeter os certificados de cidadania dos familiares ou documento de naturalização dessas pessoas. 

E quais são os documentos?

Você terá que enviar uma série de documentos para solicitar a cidadania alemã. Sabe quais são? Confira a seguir:

  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento e casamento;
  • Passaporte;
  • Certidão de nascimento e casamento do ancestral;
  • Matrícula consular do ancestral;
  • Certificado de emigração do ancestral;
  • Carteira de identidade ou RNE do ancestral;
  • Certidão negativa de naturalização do ancestral. 

O processo é demorado?

O tempo do processo é variável. No entanto, normalmente, ele demora cerca de dois anos.  Vale frisar que a resposta chegará por meio de uma carta.

Tradução juramentada dos documentos: o que você precisa saber

É importante não esquecer que vai precisar traduzir os documentos para conseguir a cidadania alemã. Por conta disso, você deve procurar um tradutor juramentado de alemão.

Esse serviço consiste em uma tradução de fé pública de algum documento oficial para outro idioma. Ela deve ser realizada por um profissional credenciado como tradutor público pela junta comercial do seu estado. Esse título precisa ter sido obtido mediante concurso público e autorizado pelo governo federal.

Onde encontrar um tradutor juramentado de alemão?

A Alpha Language Consulting é uma empresa que oferece serviços de tradução simples, tradução juramentada e tradução técnica para pessoas e empresa. Portanto, se você precisa de um tradutor juramentado de alemão, pode entrar em contato conosco para fazer a tradução dos seus documentos.

Nossos profissionais são extremamente capacitados e comprometidos com a entrega de qualidade e dentro do prazo dos serviços solicitados.

Além do alemão, oferecemos tradução juramentada em outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, russo, chinês, entre outros.

Conclusão

Agora que sabe sobre os processos para solicitar a cidadania alemã, não perca tempo e agilize os procedimentos para conseguir o tão almejado documento. Não esqueça, porém, de entrar em contato com as embaixadas para tirar todas as suas dúvidas e organize a documentação para ser traduzida para o outro idioma.


Compartilhe:

Rua Professor Morais, 562 / Loja 02. Savassi – CEP: 30.150-370

(31) 3287-2859

alpha@alphatradu.com.br

Atenção

Importante!


Informamos que o telefone fixo da empresa 31 3287-2859 está apresentando problemas técnicos. Já estamos tomando as providências necessárias para solucionar o problema. Caso necessitem, entrem em contato, pelo celular (31)99811-9497

Isso vai fechar em 15 segundos